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6 dicas de como melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce

Confira 6 dicas de como melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce e aumentar as vendas!

Você sabia que o Brasil é o país que mais valoriza a experiência do usuário no e-commerce? Esse é o resultado de um estudo da PWC, que revela que 48% dos entrevistados aceitariam pagar mais para ter conveniência e 36% pagariam mais por um atendimento acolhedor.

Em outras palavras, aprender como aumentar as vendas com experiência do usuário é uma excelente estratégia para o seu e-commerce. Afinal, ao focar neste atributo, você aumenta a satisfação do cliente. E, consequentemente, consegue trabalhar com margens de lucro maiores.

Quer saber como melhorar a experiência do usuário no e-commerce? Então, veja as dicas que preparamos a seguir para reter clientes e aumentar as vendas!

 

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  1. Comece pela plataforma

Pode parecer uma dica óbvia, no entanto, muitos e-commerces ainda não prestam atenção à estrutura da plataforma para oferecer uma experiência boa aos clientes.

Aqui, podemos citar fatores como o tempo de carregamento no site, como ele é visualizado no mobile, possuir um check-out transparente e simples, entre outros pontos.

Pense que, quanto mais rápido e fácil for comprar no seu site, maior será o seu volume de vendas. Portanto, é fundamental testar todos os passos de compra de variados devices (celular, tablete, computador). E realizar pequenos testes para entender se as cores e posições de elementos ajudam o consumidor a encontrar o que precisa.

 

  1. Invista na descrição dos produtos

Você já parou para pensar que pode estar perdendo vendas porque os consumidores não entendem os diferenciais e benefícios dos seus produtos?

A sua loja virtual precisa ser uma excelente vendedora para o seu negócio. Portanto, é vital caprichar nas fotos e nos descritivos dos produtos.

Permita que o cliente veja os detalhes e diferentes ângulos dos seus produtos. Use os descritivos para dar todos as informações importantes, além de apresentar seus diferenciais. 

Uma boa dica aqui é trabalhar também com vídeos sobre o produto. Assim, você aumenta as chances de que cliente sentir segurança e finalizar a compra. E ainda tem a oportunidade de ensiná-lo sobre como fazer o melhor uso do que está comprando.

 

  1. Distribua as informações de maneira lógica

Muitas vezes, achamos que está claro aquilo que estamos vendendo porque estamos acostumados com os jargões do mercado.

Quando falamos de um e-commerce, no entanto, é importante que a pessoa consiga encontrar o que precisa rapidamente. Por isso, o menu, os banners e as categorias dos produtos precisam fazer sentido para o consumidor.

Outro ponto importante aqui é pensar a página inicial como a área nobre do seu e-commerce. Portanto, use essa página para apresentar as novidades, os itens mais comprados e as promoções.

Assim, você oferece logo de primeira o que o cliente busca e evita com que ele vá para a loja do concorrente só porque não encontrou aquilo que queria.

 

  1. Comprove a sua credibilidade

Especialmente para e-commerces novos, é muito importante que o cliente sinta a segurança de que está comprando em um lugar seguro.

Neste sentido, você pode oferecer dois recursos muito importantes: certificados de segurança e depoimentos de clientes.

 O primeiro já pode ser considerado como obrigatório para um e-commerce de sucesso. Já os depoimentos de clientes darão uma comprovação extra e importante de que a sua loja realmente é segura e de que os produtos são de qualidade.

 

  1. Permita que as pessoas resolvam problemas sozinhas

72% dos clientes preferem tentar resolver seus problemas sozinhos antes de entrar em contato com a empresa, de acordo com estudo da Shopify.

A dica aqui é disponibilizar um FAQ organizado e em um lugar fácil de achar com todas as informações importantes da loja, como prazos de entrega, pagamentos, política de devoluções, entre outros.

Dessa forma, você não apenas facilita a vida do cliente, como também reduzo volume de trabalho da sua equipe de atendimento.

 

  1. Não menospreze o design

Por fim, é importante reforçar que o design exerce um papel fundamental na experiência do usuário no seu e-commerce. Afinal, ele tem o poder de transmitir credibilidade, facilitar o encontro de informações, incentivar compras por impulso e ainda criar conexões com o seu público.

Conheça a importância do design para sua loja e, com isso, aprimore a experiência do usuário para vender mais!

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