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7 formas de realizar um bom pós-venda

Para quem nos acompanha aqui no blog sabe que já falamos do porque você deve investir no pós-venda, hoje voltamos com 7 formas de realizar um bom pós-venda.

Porem antes de sair listando tais formas, é bom entender o que vem a ser um pós-venda, confira:

O que é pós-venda?

De maneira direta, o pós-venda é todo atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto e/ou serviço. Porém o que nem todos sabem é que mais que uma forma de solucionar problemas dos clientes, esta etapa se tornou uma excelente ação para estreitar a relação com os consumidores do e-commerce.  E é isso que o faz tão essencial no mundo dos negócios.

Qual a importância de um bom pós-vendas?

É através dele que você consegue criar relacionamento com cliente e consequentemente direcionar seu consumidor a fidelização com a marca. Afinal o comprometimento com produto e/ou serviço entregue na data certa, sem problemas juntamente com a garantia ou auxilio é um dos principais pontos que faz um cliente falar bem de sua marca.

Separamos alguns dados que confirmam isso:

  • 70% da experiência de compra do cliente baseia-se na forma como ele é tratado, desconsiderando-se produto e preço. Fonte: McKinsey.
  • Para uma única experiência negativa ser compensada, são necessárias 12 experiências positivas. Fonte: Ruby Newell-Legner.
  • Se durante o serviço você resolver um problema a favor do seu cliente, as chances de que ele retorne a fazer negócio são de 70%. Fonte: Lee Resources.
  • 9 em cada 10 clientes não se importariam em pagar mais pelo produto se tivessem um atendimento melhor. Fonte: H. Interactive.

7 formas de realizar um bom pós-vendas

Conheça seu cliente

Para tornar seu pós-vendas mais eficaz e consequentemente melhorar a relacionamento com o consumidor você precisa conhece-lo.

Ao conhecer como seu cliente se comporta e seus gostos você poderá criar uma comunicação própria para ele, e torna a experiência mais personalizada.

Cumpra com o que prometeu

Sempre que efetua uma compra o cliente tem a esperança de que tudo acorra conforme planejado, e ele receba seu produto na data prevista, sem defeitos e sem qualquer outro problema.

Por isso, cuidado com cada palavra dita durante a negociação, acompanhe de perto cada passo do serviço prestado, para que assim as expectativas sejam atendidas.

Tenha controle das expectativas e faça acordos que realmente possam ser cumpridos.

Realize pesquisa de satisfação

Faça pesquisas de satisfação, dessa forma você poderá ver o que está dando certo e o que não e poderá melhorar e ajustar os erros. E o consumidor verá que você está preocupado com o que ele pensa da sua empresa, e que você quer sempre melhorar.

Trabalhe com benefícios

E importante manter o consumidor ativo, e sempre que possível comprando seus produtos. Por isso invista em benefícios, como clube de vantagem.

Não passe o problema para frente

O cliente relatou um problema e precisa de você? Tente resolver o quanto antes e evite o máximo passar para frente, a não ser que tenha um setor próprio para esse tive de problema. Porém se você está ato e sabe como ajuda-lo faço-o você mesmo;

Afinal não tem coisa mais frustrante do que você com um problema e a pessoa que supostamente está ali para te ajudar fica passando para frente.

Esteja sempre um passo à frente

Se você tiver uma boa relação com seu cliente, ele raramente vai precisar te contatar para pedir ajuda para solucionar um problema. Por isso tente manter um contato proativo com seus consumidores, não espere que vir atrás de você só quanto surgir algum problema, vá você atrás e pergunte sobre a satisfação dele com o produto adquirido, demonstre preocupação, esteja sempre um passo à frente.

Ofereça bons conteúdos

As pessoas não gostam de ver apenas produtos, por isso crie conteúdos relevantes para seu público. Conteúdos esses que ajudam a resolver as dores deles, dicas de como utilizar o produto que você vende, etc.

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