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Automação de força de vendas: O que é e qual a sua importância?

Veja como a automação de força de vendas pode ajudar a sua empresa a aumentar a lucratividade e conquistar uma posição mais competitiva no mercado!

A força de vendas compreende todo o processo e esforços dos vendedores para fechar um negócio.

Dessa forma, ela constitui a equipe que fica em contato com os clientes e as ações realizadas para fechar vendas. Bem como o entendimento dos estágios pelo qual um prospect passa até se tornar um cliente e a rentabilidade de cada novo contrato fechado.

Isso significa que fechar vendas lucrativas vai muito além de fazer uma ligação. É preciso contar com uma equipe qualificada, alto conhecimento dos clientes e processos bem definidos para que os custos não sejam altos.

E, nesse sentido, a automação de força de vendas exerce enorme importância para aumentar a lucratividade do negócio!

 

05 dicas para alcançar metas de vendas

 

Automação de força de vendas como ferramenta de competitividade

Apostar em um sistema de força de vendas que permita automatizar o processo significa oferecer ferramentas à equipe que vão ajudar a atingir os objetivos.

Além disso, é esperado que a empresa chegue a um estágio em que o volume de leads seja alto. E, quando isso acontece, manter um acompanhamento manual costuma ser sinônimo de perder vendas potenciais. E, inclusive, de não conseguir mais monitorar a lucratividade da empresa.

Por que você deve apostar nessa ferramenta

Tenha em mente que o vendedor é um ser humano e, portanto, tem limitações (por mais experiente e produtivo que seja). Dessa forma, um vendedor não consegue atender mais de um cliente por vez e nem lembrar de todas as propostas e contatos que fez.

E é exatamente nesse ponto que a automação de força de vendas começa a trazer grandes benefícios para o negócio.

Com um sistema do tipo, o tempo entre o primeiro contato e a efetivação da venda será reduzido. Afinal, os vendedores terão informações importantes para conhecerem as dores dos clientes e, assim, poderão usar a abordagem certa no momento mais adequado.

Além disso, toda a equipe terá acesso ao histórico dos clientes e à evolução das metas de vendas. Dessa forma, caso um vendedor se ausente, outra pessoa poderá dar continuidade ao processo sem que a venda seja perdida.

Por fim, um sistema de força de vendas permite gerar relatórios automaticamente, realizar lembretes de tarefas, programar entregas, lembrar de datas comemorativas, controlar pedidos, entre outros.

Dessa forma, todo o processo de vendas se torna mais simples, ágil e eficaz. Fazendo com que a entrada e a retenção de clientes seja muito maior. E, consequentemente, aumente a lucratividade dos contratos fechados!

Como funciona um sistema de automação da força de vendas

Um sistema de força de vendas consiste em automatizar tarefas manuais. Para isso, é preciso estudar os processos atuais, identificar onde estão os gargalos e, então, melhorar a eficácia das atividades.

Normalmente, o sistema coleta informações do software de gestão (ERP) e as disponibiliza para os vendedores. A melhor parte é que a grande maioria dessas ferramentas funciona em nuvem. Assim, as pessoas podem acessar os dados e os status de qualquer lugar.

Com isso, a automação de força de vendas diminui a incidência de erros humanos e aumenta o conhecimento a respeito dos clientes.

Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em uma ferramenta do tipo é o que realmente vai fazer a diferença para que a sua empresa ofereça produtos e serviços de acordo com as necessidades dos clientes e, assim, obtenha diferenciais competitivos!

A sua empresa já conta com uma ferramenta do tipo? Conte para a gente nos comentários quais foram as melhorias notadas após a sua implementação!

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