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Comissão para vendedores: como definir corretamente?

A comissão para vendedores tem sido adotada por empresas que desejam alavancar suas vendas através de incentivos aos funcionários. Porém, a medida que esse método é implementado, gestores têm a tarefa de estipular e definir padrões claros e contundentes para esse recurso ser aplicado. 

Criar uma expectativa saudável para a comissão e assim motivar a equipe de vendas, é uma ótima via de mão dupla para obter uma alta performance dos colaboradores.

Entretanto, definir comissão dos seus vendedores é uma tarefa que demanda muito planejamento. Portanto, se você quer saber como fazer isso de forma eficiente, continue a leitura! 

 

Afinal, o que é comissão? 

Em geral, a comissão é uma remuneração adicional, sob o percentual do montante gerado pela companhia ou por venda realizada, de acordo com o cumprimento de metas preestabelecidas pela empresa e/ou gestor. 

Além disso, o comissionamento também é uma forma de completar os salários dos colaboradores e consequentemente aumentar as vendas. Afinal, quem também sai ganhando é o consumidor. Isso porque, o profissional que atua na área de vendas sabe que uma boa remuneração depende do seu empenho e que para consegui-lá será necessário conhecer bem o produto que irá oferecer aos clientes, comprometendo-se com um atendimento de de alta performance.

 

Como funciona o comissionamento? 

Sabemos que o faturamento é uma via de mão dupla: depende das vendas e elas precisam de um  time comercial responsável para promover os itens da loja. Porém, também é possível aplicar estratégias de mercado e apresentação do produto.

Mas antes de definir como pagará a comissão para os funcionários, é preciso entender que dentro das empresas existem diversas equipes de vendas e cada uma delas possui um perfil muito específico. Isso significa que é necessário mapear e entender, de forma minuciosa, o que de fato irá funcionar como estímulo e gratificação aos funcionários, podendo mensurar como curto, médio e longo prazo. 

Inclusive, saber como trabalhar com comissão e fazer uma boa gestão de vendas é extremamente importante para que isso não afete a lucratividade da empresa. 

 

Entenda as formas de comissão 

Sabemos que, apesar de simples, há muitas formas de comissionamento. Então, para te ajudar a definir qual o melhor método para sua empresa, listamos abaixo os principais tipos de comissão para funcionários. Confira! 

  1. Comissão por venda: com um percentual fixo por venda ou contrato fechado;

 

  1. Comissão por faturamento: é calculada de acordo com as vendas da empresa;

 

  1. Comissão por margem de lucro: quando o vendedor recebe uma porcentagem fixa por venda realizada, porém está ligado à lucratividade do negócio; 

 

  1. Comissão por recebimento: o valor só é repassado ao vendedor após a empresa receber o montante;

 

  1. Comissão a partir da margem de contribuição: percentual sob o montante em dinheiro que sobra da receita de produtos e serviços, após a retirada dos custos fixos e variáveis.

 

  1. Bônus por rendimento: por que não oferecer algo aos vendedores que se destacarem?

Agora que você já sabe como entender e definir o melhor método de comissão para vendedores, aprenda como a gamificação pode aumentar suas vendas.

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