Marknet Itens
Como definir e calcular metas de vendas

Diversas empresas já entenderam a importância das metas, mas algumas ainda não sabem como defini-las, e é por isso que neste post vamos explicar como definir e calcular metas de venda de maneira simples, realista e descomplicada.

Afinal, com algumas estratégias, será possível traçar objetivos reais e estimulantes dentro do seu negócio, e te direcionar a uma estrutura de crescimento ideal para a sua companhia. 

Confira! 

 

O que é meta de vendas

Antes de entender o que é meta de vendas, é necessário traçar um objetivo. Afinal, será em cima desse propósito que você irá estruturar suas metas e segui-la, passa a passo, para  alcançar o resultado desejado. Além disso, as metas de vendas deixaram claro como e quanto tempo será necessário para conquistar o objetivo da empresa. 

 

Isso significa que as metas de vendas são objetivos que podem ser quantificados. 

Por exemplo, se você deseja aumentar o faturamento terá que analisá-lo desta forma, definindo um prazo para atingir a meta e quantas vendas você precisará fazer para alcançar seu objetivo. 

 

Como definir metas de vendas

Provavelmente, o seu primeiro passo será pensar em metas ousadas, mas é preciso ter calma. Não que isso seja errado, mas é necessário atribuir objetivos reais e alcançáveis. 

É por isso que, para conseguir todos os objetivos desejados, comece analisando o mercado que você atua e entendendo os pontos fortes e fracos do segmento e empresa. Depois, verifique o índice de vendas e projete um número desejado. 

 

como reter e engajar clientes no e-commerce

 

Outro ponto importante no processo de definir metas de vendas é avaliar os investimentos realizados, isto é, mensurar e, se necessário, aumentar a sua área de atuação, para estar ainda mais de acordo com as necessidades de seu cliente. Também é válido analisar a capacidade de estoque, vendas e entregas, para definir o quanto a empresa quer crescer. 

Após ter esses dados analisados e metrificados, é hora de trabalhar com possíveis cenários futuros, além de capacitar e confiar em sua equipe para todos estarem alinhados na mesma meta. 

 

Como calcular metas de vendas

A metodologia aplicada para calcular metas de vendas varia entre empresas, segmentos e porte, e é exatamente por isso que você precisa de uma avaliação. 

Além de relembrar que não é saudável estipular metas intangíveis ou fáceis demais, esteja aberto para receber a análise real de resultados, e mesmo que não seja como o desejo, considere como algo motivador para a equipe realizar algo ainda melhor. 

 

Durante o cálculo de metas, mantenha as métricas em constante avaliação e atualização, para, caso necessário, mudar alguma estratégia. Além disso, é interessante calcular a quantidade de vendas necessária para cobrir os gastos mensais. Isso porque, para ser considerado lucro é necessário que a meta de vendas calculada seja maior do que os gastos. No início, não opte por uma porcentagem perigosa, mas sim realista. Assim, no momento em que atingirem a meta, você pode aumentar a porcentagem. Inclusive, esse aumento tem tudo para ser progressivo

 

Portanto, é a partir destes dados que você irá calcular metas de vendas e conseguir resultados mais satisfatório. 

Estratégias de metas de vendas

 

Investir em seus funcionários pode ser a melhor estratégia para alavancar sua meta de vendas. Promover treinamentos e desenvolver método de incentivos para estimular sua equipe de vendas, pode trazer um resultado engajador na análise final. 

Lembre-se que é essencial que o time vista a camisa da empresa e assim das metas, e que só um funcionário feliz e realizado em uma empresa faz isso. Por isso, não economize nesse investimento e tenha em mente que é essencial documentar cada evolução e aprendizado, tanto individual quanto em grupo ou equipe.  

Se você deseja saber mais sobre o assunto, confira o post com dicas de como criar um time de alta performance em vendas.

 

Você gostou deste post? Deixe aqui nos comentários como esse conteúdo te auxiliou.

Tags: