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Conheça as principais métricas no e-commerce

Saiba quais são principais métricas no e-commerce e como calculá-las para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas!

 

Acompanhar as métricas no e-commerce é fundamental para manter o negócio crescendo. Afinal, são elas que vão indicar o desempenho das vendas, a saúde financeira e, até mesmo, os níveis de satisfação dos clientes.

Em um e-commerce, esse tipo de acompanhamento é ainda mais importante. Afinal, estamos falando de um ambiente dinâmico em que as decisões precisam ser tomadas rapidamente.

Outro ponto que vale destaque é que uma loja virtual precisa ser baseada em experiência. Portanto, conhecer o comportamento do consumidor e os resultados do negócio é o que fará a diferença para melhorar a experiência e aumentar as vendas.

Quer conhecer as principais métricas para um e-commerce? Siga com a leitura!

Taxa de conversão

A taxa de conversão compreende a quantidade percentual de visitantes que fizeram uma compra no e-commerce.

Para calculá-la, basta dividir o número de vendas pelo de visitas obtidas no período e multiplicar o resultado por 100.

Uma boa taxa de conversão é aquela que permite pagar os custos e obter lucro. Portanto, você precisa conhecer muito bem as finanças do seu negócio para estabelecer um padrão desejado.

Vale dizer ainda que é possível aumentar a taxa de conversão com algumas mudanças na loja virtual. Melhorar o layout, tornar o checkout mais rápido ou deixar as informações dos produtos mais claras, por exemplo, são atividades que ajudam um e-commerce a vender mais.

Custo por aquisição

O custo por aquisição revela quanto a empresa precisa gastar para gerar cada venda. Essa métrica costuma ser bastante usada para acompanhar a eficácia de campanhas de marketing e veiculação de anúncios.

Para calcular a taxa, é importante definir o custo de cada uma das iniciativas ou setor da empresa e, depois, dividir pelo número de aquisições geradas. Aqui, o ideal é que o número seja inferior ao ticket médio de compras no site.

Conseguir otimizar o custo por aquisição é um dos grandes segredos de sucesso de um e-commerce.

Taxa de abandono de carrinho

Essa é outra métrica de extrema importância no e-commerce. Afinal, a quantidade de carrinhos abandonados pode revelar que a loja não está oferecendo uma boa experiência ou os preços e fretes estão muito caros.

A taxa é obtida a partir da divisão do número de carrinhos abandonados pelo número de vendas. Quanto menor o número for, melhor para o seu e-commerce.

Ainda que a taxa de abandono de carrinho esteja baixa, no entanto, é fundamental sempre procurar deixa-la ainda menor. Com isso, você otimiza a sua loja e divulgações para maximizar a lucratividade.

Percentual de reclamações

Quando falamos de um e-commerce, estamos falando do ambiente digital. Portanto, as experiências positivas dos clientes e, principalmente, as negativas serão compartilhadas pelas redes sociais.

Acompanhar o percentual de reclamações, portanto, é essencial para que a sua loja tenha uma boa imagem e aumente os níveis de satisfação dos clientes.

Divida o número de reclamações pelo de vendas para chegar a esse indicador. Além de acompanhar a sua evolução, investigue também o motivo pelo qual os clientes estão reclamando. Assim, é possível aprimorar cada vez mais o negócio.

 

Por fim, tente fazer o acompanhamento das métricas no e-commerce de forma frequente. Com isso, é possível identificar oportunidades e corrigir problemas com agilidade. E, assim, aumentar a competitividade da loja!

Para conhecer mais sobre os indicadores mais importantes de um e-commerce, não deixe de ler também estes outros artigos que separamos para você:

O que é taxa de conversão de venda no -ecommerce e como calculá-la?

Saiba como diminuir o abandono de carrinho no -ecommerce

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