Datas comemorativas para investir no seu e-commerce e como se preparar para elas - Marknet Digital
Marknet Itens
Datas comemorativas para investir no seu e-commerce e como se preparar para elas

Conheça as principais datas comemorativas para investir no seu e-commerce e comece a se preparar para elas o quanto antes!

As datas sazonais no e-commerce sempre ajudam a movimentar as vendas. Além de serem uma excelente oportunidade par atrair novos clientes.

Para extrair o máximo de resultado delas, no entanto, é preciso de planejamento e foco. Afinal, não é só porque uma data comemorativa está próxima que faz sentido que a sua marca tire proveito dela. Portanto, vale a pena montar um calendário e avaliar quais dessas datas têm relação com o seu público e produtos.

Mas como se preparar para datas comemorativas no e-commerce e, mais importante, quais as principais datas a ficar de olho? Veja algumas dicas a seguir!

 

Liquidações de janeiro e volta às aulas

Em janeiro e fevereiro, apesar de parecer não haver nenhuma data relevante, o seu e-commerce pode se aproveitar de algumas sazonalidades.

Em janeiro, muitas lojas costumam fazer liquidações, o que movimenta bastante o setor e é fundamental para continuar vendendo em uma época que costuma ser de baixa. A dica aqui é aproveitar o que sobrou do estoque de Natal e fazer uma grande liquidação.

Já em fevereiro, há uma excelente oportunidade para trabalhar o volta às aulas. Para você ter uma ideia, em 2018, os brasileiros gastaram R$ 517 por filho com a compra de material escolar, de acordo com o site Tiendeo.

 

Carnaval e Páscoa

Seguindo o ano, temos uma grande oportunidade no Carnaval para e-commerces que vendem itens relacionados a fantasias, maquiagem, bebidas e turismo.

Na Páscoa, não são apenas as lojas de chocolate que podem vender mais. Os setores de turismo e de brinquedos também podem tirar proveito da época!

 

Dia das mães e dia dos pais

É claro que o dia das mães não poderia ficar de fora dessa lista! Para você ter uma ideia, em 2018, o aumento de visitas a lojas virtuais chegou a 31%, de acordo com a Linx. Ainda, a receita cresceu em 9%.

Já no dia dos pais, houve um destaque de vendas em produtos como livros, perfumes, camisetas, vinhos e suplementos em 2018, de acordo com o Ebit/Nielsen.

O mais bacana das duas datas é que elas abrangem diversos setores, de cuidados pessoais a eletrônicos, moda e eletrodomésticos.

 

manual de como ter um ecommerce b2b de sucessopsd

 

Dia dos namorados e dia do cliente

Outra data muito importante para e-commerce de quase todos os setores, voltar os olhares para o dia dos namorados ajuda a melhorar os resultados antes do término do primeiro semestre.

O dia do cliente acontece em 15 de setembro. E essa é uma boa oportunidade para estimular o consumo na loja e, até mesmo, antecipar algumas ofertas da Black Friday!

 

Dia das crianças

O dia das crianças teve vendas virtuais estimadas em R$ 2,1 bilhões em 2018, de acordo com a Abcomm. Além dos tradicionais brinquedos, é possível usar a data a favor nos segmentos de moda, eletrônicos, esportes, entre outros.

 

Black Friday e Cyber Monday

Na última sexta-feira de novembro e na segunda-feira conseguinte, respectivamente, essas são datas muito esperadas pelos consumidores. Por isso, você não pode ficar de fora!

 

10 dicas para aumentar suas vendas via e-mail no black friday

 

De acordo com a Linx, os gigantes do varejo na internet receberam 10 vezes mais visitas na Black Friday. É por isso que a maioria dos e-commerces costuma “esticar” a data até a segunda-feira.

A dica aqui é preparar a loja para fazer promoções realmente atrativas e jamais tentar enganar o consumidor! Afinal, o objetivo é vender mais, e não estragar a reputação da sua loja.

 

Natal

Por fim, o Natal é considerado por muitos como a principal data para presentear. E essa é outra ocasião em que e-commerces de todos os segmentos podem tirar proveito.

É importante começar a se preparar para o Natal com alguns meses de antecedência e fazer uma boa gestão de estoque para não ficar sem produtos em cima da hora. 

Se você realmente quer vender, tente fazer entregas rápidas e evite dar férias coletivas para toda a equipe. Ainda pode vale a pena pensar em kits especiais para o Natal.

 

E você, quais datas comemorativas vão fazer parte do seu calendário neste ano?

Tags: