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Entenda como a gamificação pode aumentar suas vendas

Veja como a dinâmica dos jogos pode melhorar o desempenho da sua equipe de vendas e saiba como implementar a gamificação na rotina do seu negócio.

 

Você já ouviu falar em gamificação? Saiba que a prática é uma excelente estratégia para aumentar as vendas usando algo que todo mundo gosta: os jogos.

A gamificação é uma maneira de maximizar o engajamento do público. E, muito mais do que uma tendência, ela vem ajudando as empresas a crescerem e a ganharem mais diferenciais competitivos.

Que tal conhecer mais sobre o conceito e aumentar as vendas com gamificação?

 

O que é gamificação

 

Gamificação consiste em usar a mecânica e toda experiência envolvida em um jogo para engajar as pessoas na conquista de um objetivo.

Note que todo jogo, seja ele mais novo ou mais antigo, possui desafios, metas e competidores. E, na medida em que os desafios são superados, os competidores recebem bonificações.

No mundo dos negócios, portanto, a gamificação visa trazer essa dinâmica para estratégias de vendas ou produtividade. Podendo ser usada tanto para impactar os consumidores quanto o público interno de uma organização e, assim, alcançar as metas desejadas.

Em outras palavras, a gamificação colabora para vender mais, aumentar a colaboração no trabalho, aumentar o ROI e gerar mais comprometimento. Tudo isso de uma forma bastante desafiadora e divertida.

 

Gamificação na prática

 

A empresa de softwares corporativos, Zoho, tinha como objetivo aumentar as vendas em 25%.

Para tanto, foi criada uma dinâmica de gamificação em que os vendedores acumulariam moedas toda vez que uma nova venda fosse realizada. As moedas também eram conquistadas quando um novo lead chegava ou quando uma nova visita era feita.

 

Sinais de que sua empresa precisa de um sistema de gestão

 

Além disso, a empresa criou um ranking diário e, toda semana, os melhores vendedores eram reconhecidos e podiam trocar suas moedas por produtos em um marketplace. E, para dar ainda mais realidade ao prêmio, os produtos ficavam expostos na empresa.

Todos os dias, o gerente comercial mandava um áudio para encorajar o time e lembrar os desafios da semana. Para ir além, a empresa ainda criou uma revista interna mensal que trazia, em sua capa, o vendedor de melhor performance do período.

Como resultado, a estratégia garantiu com que os vendedores superassem a meta, que fechou em 29% de aumento.

 

Gamificação para engajar o time de vendas

 

A gamificação permite engajar compromissos de longo prazo ao alavancar motivações e desejos que já existem em nós. Além disso, ela colabora para criar ambientes mais leves e competições saudáveis, permitindo que todos colaborem para um objetivo comum.

Ao serem envolvidos em uma mecânica de jogo, os vendedores procuram as melhores soluções para superarem os desafios e baterem a meta. Assim, há um senso de maior motivação nas atividades.

Além disso, a gamificação aumenta o interesse nas atividades, diminuindo as distrações. Como resultado, o ambiente se torna propício para o aprendizado e para a produtividade.

Por fim, gamificação não envolve apenas o “dar”, mas também o “reconhecer”. E é exatamente este o combustível para que as pessoas sigam envolvidas em conquistar os objetivos.

Tenha em mente que gamificação tem como base a interatividade. Portanto, as estratégias devem focar o compartilhamento de informações e uma comunicação fluída.

Que tal trazer mais a dinâmica dos jogos para motivar a sua equipe de vendas e levar os resultados a outro patamar?

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