Instagram: Benefícios de usar essa rede para impulsionar suas vendas. - Marknet Digital
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Instagram: Benefícios de usar essa rede para impulsionar suas vendas.

No Brasil, atualmente, temos cerca de 116 milhões de pessoas na internet, o que equivale a mais ou menos 64% de toda a população do país. E, segundo dados da Comscore, o Brasil possui os usuários que passam mais horas diárias nas redes sociais. 

Ou seja, há uma grande audiência que utiliza a mídia para as mais diversas funções, sendo desde lazer até para compras.

Isso mostra que é imprescindível estar presente nas mídias. Se a sua marca quer ser conhecida e quer competir em um cenário desafiador, ser ativo nas mídias sociais é regra básica. 

E estar presente nesse contexto serve para qualquer tipo de empreendimento, de médias a grandes empresas.

Importância de estar presente nas mídias digitais

As redes sociais são a oportunidade perfeita para as empresas se conectarem com seus consumidores.

Elas são o meio para as marcas criarem relacionamentos, mostrarem seus posicionamentos, projetos e produtos e também promoverem interações.

Esse é um canal com custo baixo e flexível, que permite não só alcançar toda a audiência mas também segmentar seu público,

te permite estar por dentro das tendências e conversar diretamente com o que está em alta e também de proporcionar mais destaque para sua empresa.

O uso dentro de cada mídia também é bastante abrangente: seus conteúdos podem ter um viés mais de relacionamento e engajamento

focados em entretenimento, com um cunho mais profissional ou até com temas específicos do seu nicho de atuação.

As possibilidades, formatos e ações são infinitas. Com um planejamento de marketing bem definido e um bom

conhecimento do seu lead em potencial, o uso das mídias sociais se tornam uma ferramenta poderosa para atingir os objetivos do seu negócio.

Maior engajamento e interação

Dentre várias vantagens de se utilizar as mídias sociais, aqui destacamos o grande potencial de engajamento e interação.

Cada vez mais nota-se como traço comum de comportamento do consumidor a busca pelo contato direto e íntimo com a marca.

Os fãs das empresas gostam de curtir, compartilhar e comentar em publicações das empresas que admiram.

Quando as pessoas entendem que podem ter um relacionamento diferente com a empresa, elas passam a interagir mais,

reagindo, opinando, elogiando ou até mesmo criticando as ações da empresa. 

E, na medida que as empresas entenderem que investir nessa relação trará resultados impactantes, elas passarão a interagir ainda mais

e vão se destacar dos concorrentes. Apostar na resposta e em posts que promovam a interação, trará mais vendas e fidelização desses clientes.


Dados sobre o Instagram

 

 

São diversas as redes sociais e possibilidades de ambientação. Mas aqui, focaremos no Instagram por sua grande capacidade de alcance e comercial.

Um excelente benefício do Instagram é a possibilidade de criar uma conta comercial na plataforma.

Com isso, o negócio tem acesso a informações como gênero, faixa etária e localização do público, além de análises e métricas dos posts. 

O acesso aos dados é fácil e intuitivo de ler. Assim, você consegue mencionar onde está acertando e quais são os pontos de evolução. 

Conhecendo o que o público gosta de consumir e o que gosta de comprar, a sua marca consegue tirar insights valiosos para a tomada de decisão.

Outro ponto relevante e inovador foi a criação do Instagram Shopping. Isso gerou a construção de um catálogo virtual,

ligado diretamente ao seu site, levando o seguidor para a compra de forma rápida e simplificada. 

Com isso, a probabilidade de perder a compra é muito baixa. Afinal, o consumidor se interessou por um produto e já está sendo instintivamente redirecionado para a compra.

Com o gatilho emocional de urgência ativo, o consumidor passa a comprar os seus produtos e conhecer mais sobre sua empresa. 

Nesse cenário, a presença das empresas no Instagram moderniza sua imagem no mercado, além de criar um relacionamento com os seus clientes, baseado em informações relevantes.

Crescimento expressivo do Instagram no Brasil

 

Em junho de 2018, o Instagram bateu o recorde com um bilhão de usuários ativos por mês, e 90% desses um bilhão de usuários seguem ao menos um perfil comercial.

Além desses números expressivos, essa rede tem mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente.
Aqui no Brasil não tem sido diferente: essa rede tem crescido cada vez mais no gosto de empresários e de usuários. 

O Instagram é considerado a segunda rede social mais usada dentre as empresas brasileiras, de acordo com uma pesquisa da Social Media Trends 2018. 

Além disso, de acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários.

Dado essas informações, se torna claro que há muito espaço para vender pelo Instagram!

 

4 razões para Investir no Instagram

 

 

Além de todos esses dados, que por si só já se tornam bem persuasivos, vamos listar outros 4 fatos que reafirmam a importância de investir no Instagram e usar de vários recursos disponíveis nessa plataforma.

Essa rede é uma fonte de dados e propicia estratégias variadas. 

Conheça mais seu poder e entenda como usar os recursos a favor do seu próprio negócio. A versatilidade do Instagram te permite usá-la como ferramenta de venda, recurso para atração de novos leads

qualificados, formato dinâmico para atrair potenciais clientes para o site e até mesmo uma fonte de anúncio. 

Seja como empreendedor, empresa ou uma pessoa buscando fonte de renda extra – como por exemplo, o anúncio de um apartamento como investimento – o Instagram

se torna um recurso poderoso para atingir os diversos objetivos de negócio e pessoais.

#1 Comunicação por meio de imagens

O Instagram viralizou principalmente por suas postagens terem um apelo visual mais forte do que por meio de textos.

E isso chamou muito a atenção de muitos usuários, que passaram a integrar a rede para vislumbrar boas imagens. 

Isso ocorre porque as imagens geram uma conexão e um apelo emocional praticamente imediata se comparadas a um texto.

Elas são facilmente entendidas e consumidas de forma natural, fazendo com que o usuário nem sinta dificuldade de absorção do conteúdo.

Empresas que apostarem em imagens, vídeos, IGTVs e reels cativantes e atrativas podem transformar sua rede em algo que vá além de catálogos de produtos e serviços.

Produzir conteúdos relevantes e que transmitam o valor e o propósito da marca gera empatia entre os seguidores, além de atrair novos. 

O recurso das postagens e boa adequação do seu feed pode ser um recurso poderoso para a construção de um branding positivo e marcante na mente dos usuários.

#2 Diferentes formatos de anúncios


Além das postagens orgânicas, o Instagram oferece o recurso de fazer anúncios. Eles são bem vantajosos pois aparecem em formato linear e arrojado. 

Existem atualmente 6 formatos de anúncios disponíveis: anúncios do stories, anúncios de foto, anúncios de vídeo, anúncios em carrossel, anúncios de coleção e anúncios no explorar. 

O Instagram também é bem democrático em como comprar esses anúncios, podendo ser no aplicativo, no gerador de anúncios e com parceiros do Instagram.

Assim, cabe avaliar qual é o mais vantajoso e qual apresenta o melhor custo x benefício.

#3 Divulgação do Produto

Para as contas comerciais, há a possibilidade de criar o seu catálogo virtual. Isso foi uma sacada interessante feita pelo Instagram e inovou o formato de compras.

A divulgação do catálogo torna o processo de compra mais atraente e efetiva, pois os produtos e serviços são facilmente encontrados e visualizados pelos seguidores.

Assim, esses usuários podem conhecer o que é vendido, seus formatos, cores, tamanhos e vários outros itens importantes para a decisão de compra.

Outro fator interessante é a possibilidade de indicar o preço do produto. Para os comerciantes da rede, é muito comum receber mensagens diretas perguntando preços e informações de compra. 

Ao fornecer todos os dados, inclusive os de preço, a empresa ganha em demonstrar qualidade a partir do preço, chamar atenção para valores justos e promocionais

e também para melhorar a experiência do consumidor com a loja.


#4 Instagram Stories

O Instagram Stories é uma funcionalidade que consiste na postagem de um conteúdo, seja imagem ou vídeo, com curta exibição e prazo de apenas 24 horas para a visualização.
Atualmente os stories contam com diversas ferramentas como o uso de filtros, Boomerang, Layout e Reels. Isso permite a criação de publicidades e conteúdos altamente dinâmicos e criativos.

O uso dos stories se torna benéfico para as empresas pois quebra um pouco a visão artificial de postagens regulares de imagens e vídeos.

Esse recurso ajuda a passar uma imagem mais humanizada da marca.

Aliás, os stories permitem com que os conteúdos disponibilizados sejam altamente personalizáveis e passam uma sensação de exclusividade. Para quem está assistindo

os stories, passa uma ideia de que está consumindo um conteúdo particular e de dentro do universo da empresa.

 

Conclusão

 

 

As mídias sociais se tornaram um fenômeno chamativo e habitual no cotidiano das pessoas. É cada vez mais comum nos deparamos com jovens, adultos e idosos conectados nas redes.

Esse é um cenário oportuno para empresas se conectarem com seus públicos e também de se tornarem marcas atrativas e interessantes para novos clientes.

Ser humano, transparente e constante nas publicações do Instagram, uma rede em constante crescimento, traz um diferencial para sua marca e seu alcance.

Para ter uma ligação ainda mais especial com seu público, por que não investir em brindes nos pós-compra? Imagina o impacto que teria para cada primeira compra de um usuário?

Aposte em se diferenciar e se conectar com seus seguidores. 

 

  • Paula Moraes
  • Redatora Freelancer