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Marketing no Instagram: 8 dicas para a divulgação da sua confecção

Para qualquer tipo de negócio pode ser fundamental uma boa presença nas redes sociais. Só que isso não significa depositar todas as suas fichas no Facebook. Por isso o Marketing no Instagram, a famosa plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos, tem tudo para garantir que a sua confecção conquiste mais público e valorize o seu nome.

Apesar de também ser uma rede social, o Instagram apresenta características bem diferentes do Facebook, e muitas empresas erram feio ao tratar as duas plataformas da mesma maneira. Nós reunimos as principais dicas para te ajudar a aproveitar o Instagram da melhor forma para a sua confecção. Confira:

Veja também: Marketing Digital de Moda: Como aumentar as vendas da sua empresa!

Mostre os bastidores do seu negócio

 

marketing no instagram: bastidores de um negócio

 

Para fazer um bom marketing no Instagram esqueça a publicação de imagens retiradas de bancos de imagens, excesso de textos e conteúdo reciclado: os posts precisam ter fotos autênticas, que mostrem um ângulo interessante e inédito do seu negócio. Quem seguir a sua confecção vai esperar algo que não aparece em outros veículos, que justifique o uso da rede social. Aposte no registro dos bastidores do seu negócio, mostrando o método de trabalho, materiais usados (tecidos, aviamentos, embalagens), backstage de desfiles e eventos de lançamento, making of de um catálogo conceitual, pessoas envolvidas, e o que mais for cativante ou significativo.

Algumas marcas de moda, entendem como seus consumidores gostam de acompanhar o seu dia a dia e investem nessa prática. Esse é o caso da Kates Pade NY, a Marc Jacobs e a brasileira Renner.

Interaja com o seu público

Trabalhar com redes sociais não é só publicar conteúdo. Boa parte do valor desta tecnologia está na aproximação entre público e empresas, e essa é uma excelente oportunidade para a sua confecção estabelecer um contato inédito com as pessoas. Responda sempre os comentários que chegarem nas fotos, pois eles podem se tornar valiosas oportunidades. No Instagram os usuários buscam uma aproximação maior com quem eles seguem, então reserve pelo menos um momento do dia para corresponder todas as interações.

Não siga todo mundo

Muitos perfis de moda adotam como prática de marketing no Instagram seguir qualquer usuário e sem critério algum. Mas isso pode, muitas vezes, não dar certo. O melhor a fazer é focar em usuários qualificados. Para isso, pesquise por hasthtags relevantes e encontre usuários que: se engajam melhor com os produtos da sua empresa ou dos concorrentes; são do seu nicho e já tem um grande número de seguidores (aqui vale pensar em uma parceria ou eleger um embaixador da marca).

Monitore e use hashtags interessantes

Além de ficar de olho nos comentários publicados no perfil da sua confecção, você também deve monitorar hashtags que se relacionem com o seu negócio. No Instagram, todo tipo de conteúdo possui hashtags associadas, e elas são uma excelente forma de trazer mais público às publicações. Pense com cuidado nas palavras que melhor refletem a sua confecção, use o sistema de buscas para ver publicações de outras pessoas e interaja com elas, divulgando o seu negócio. Mas faça isso de maneira orgânica e espontânea, para não ser confundido com spam.

Dentre as hashtags mais usadas no Instagram, veja algumas que podem ser interessantes:

  • #regram: Significa Repostar uma foto já postada no Instagram
  • # igers: Trata-se da tag dos amantes do Instagram
  • #instamood: Pode ser usada para uma foto que reflete seu humor
  • #photooftheday ou #picoftheday: Foto do dia
  • #instadaily: Usada para fotos que refletem o dia a dia da sua marca
  • #ootd: Outfit of The Day é a do look dia
  • #repost: Uma foto que já foi postada, mas a sua marca está repostando

Crie hashtags exclusivas para a sua marca

Uma estratégia interessante de marketing no Instagram é focar em hashtags exclusivas para a sua confecção. Isso ajudará a fortalecê-la e criará uma linguagem própria. Isso será válido, obviamente, se estiver de acordo com o seu público-alvo.

 

Divulgue seus produtos com lindas fotos!

 

Divulgação de produtos no Instagram

No Instagram, assim como na grande maioria das redes sociais, aquele ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca fez tanto sentido! Para que uma confecção tenha uma forte presença digital, é imprescindível eleger boas imagens dos produtos para divulgá-los.

Além disso, é importante:

  • Compartilhar fotos de consumidores usando seus produtos;
  • Incluir links que facilitem a compra. Ter uma loja virtual pode lhe ajudar nessa tarefa e maximizar suas vendas.
  • Fornecer ofertas e descontos.
  • Publicar razões para que o usuário compre seu produto: informe que ele está acbando, qual celebridade está usando, que está na novela ou em alguma revista, etc.

 

Divulgue fotos no Instagram com celebridades

 

 

Publique vídeos

Apesar de o Instagram ter sido lançado com o propósito inicial de compartilhar fotos, hoje ele também é uma das principais plataformas de publicação de vídeos. Não ignore este formato, já que ele proporciona uma imersão muito maior do público sobre o universo da sua confecção. Lembre-se da importância de ser autêntico, e grave vídeos mostrando algum processo interno da sua empresa, a sua equipe ou qualquer outra curiosidade.

Marcas de vestuário podem usar essa tática de marketing no Instagram para apresentar as combinações de peças de uma coleção ou apresentar um produto em vídeos do tipo “Stop Motion”,  como fez a Free People. Esse post teve mais de 65 mil visualizações!

Lusting over loafers💕 here are a few of our season must-haves✨ link in bio to shop! #fppicks

Um vídeo publicado por freepeople (@freepeople) em

Patrocine os seus posts e maximize o Marketing no Instagram

Ao publicar um conteúdo no Instagram, você não tem garantia de que todo o seu público irá vê-lo. Desde o início de 2016, as fotos são selecionadas para aparecer na tela dos usuários com base em seus hábitos particulares e perfil de uso. Diante disso, o Instagram passa a oferecer uma maneira de potencializar o alcance das publicações com o lançamento de uma plataforma de anúncios. Portanto, considere um investimento em mídia no Instagram, porque esse público extra pode ser essencial para os seus objetivos.

Saiba mais sobre como as redes sociais podem fazer a diferença para o sucesso do seu negócio! Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a conteúdo de qualidade.