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Metas de vendas: qual sua importância e como defini-las?

“Meta de vendas” é um termo que pode parecer um pouco assustador, já que atingir uma meta é sempre um desafio que pode ou não ser vencido — e não atingir uma meta é bastante frustrante. No entanto, metas de vendas são, na verdade, facilitadores e motivadores que direcionam o seu negócio e te ajudam a otimizar seus resultados.

Em tempos de recessão, traçar metas é ainda mais importante, já que as vendas tendem a cair e os recursos ficam mais escassos. Assim, é fundamental que você tenha foco e objetivos bem definidos para não se equivocar na hora de investir e saber mensurar com precisão seus resultados.

Neste post, você vai encontrar cinco dicas práticas de como definir suas metas de vendas.

1. Defina metas de vendas alcançáveis

Um das coisas que mais desmotiva o empreendedor é não alcançar suas metas e ter um resultado menos expressivo do que o esperado. Da mesma forma, metas alcançadas significam maior motivação e mais vontade de crescimento. Portanto, na hora de definir suas metas, seja realista e objetivo.

Se sua empresa é nova, pode ser que as metas inicias precisem ser baixas para serem alcançadas, mas começar devagar é uma ótima forma de ter controle sobre seus investimentos e lucros.

Definir metas alcançáveis não significa traçar metas fáceis! Estar no seu lugar de conforto só vai fazer com que sua empresa permaneça estagnada. Assim, trace uma meta possível, mas que exija esforço real para ser atingida.

2. Conheça o mercado

Conhecer o mercado exige uma boa dose de dedicação. Conheça seus concorrentes, seus preços, o valor de mercado do seu produto e como se comporta seu segmento comercial. Se sua empresa trabalha com um produto que está em desvalorização, por exemplo, vai ser muito difícil aumentar os lucros em 300%.

Seu segmento está estável ou em queda? Quais são as previsões de crescimento? Todas essas informações você consegue em pesquisas na internet ou em periódicos sobre economia e empreendedorismo. Saber esses dados lhe ajuda a traçar estratégias e metas realizáveis 

 

Como definir suas metas de vendas

 

3. Defina prazos

Prazos são importantes para que você tenha controle sobre o que é possível fazer em determinado período de tempo e assim fazer uma previsão mais acertada. É importante ressaltar que cada segmento tem um tempo diferente para demonstrar resultados, por isso, esteja sempre atualizado sobre o comportamento do seu segmento dentro do mercado.

4. Crie um dashboard 

Um dashboard é um painel em que você pode escrever suas metas e estratégias para alcançar seus objetivos. Instale seu dashboard em um local visível para que você não perca o foco e anote periodicamente seus resultados. Nesse sentido, fazer uso de um software com relatórios em tempo real, ajudará na definição do caminho a ser trilhado.

Não se sinta mal se precisar modificar alguma estratégia, mudar os objetivos ou diminuir a meta. Na verdade, quando isso acontece, significa que você está entendendo o seu negócio e está mantendo o controle sobre sua produção.

5. Pense em longo prazo

Quanto você quer ganhar em um ano? Esta é uma pergunta que precisa estar constantemente na cabeça de qualquer empreendedor. Suas metas podem ter um prazo mais curto, mas é o objetivo final que vai direcionar suas estratégias e ajudá-lo a definir as metas de vendas. Mais uma vez, vale ressaltar que é importante traçar resultados realizáveis.

Por fim, não esqueça de que o mais importante é estar em movimento. Mantenha-se sempre atualizado e atento ao mercado para manter sua empresa saudável e lucrativa.

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