Marknet Itens
O que é SKU e qual a sua importância no estoque?

Saiba o que é SKU e qual a sua importância no estoque: O Stock Keeping Unit, conhecido como SKU, é um uma ferramenta extremamente útil para os empreendedores. Entretanto, se você já ouviu esse termo por aí, mas ainda não sabe o que é SKU e qual a sua importância na gestão de estoque, confira a seguir informações que podem sanar suas dúvidas e te convencer a aplicar essa estrutura em sua organização. 

Afinal, o que é SKU? 

A sigla SKU é uma abreviação do inglês para Stock Keeping Unit, ou em português Unidade de Manutenção de Estoque. Em resumo, o SKU é um código identificador de produtos, geralmente com oito dígitos, utilizado para acompanhar o controle de estoque da empresa. 

É através deste código que você consegue identificar e gerenciar informações como:

  • Especificação de cor; 
  • Informações de embalagem;
  • Descrição do item;
  • Termos de garantia;
  • Informações gerais do fabricante. 

 

Também é conhecido como model numbers, part numbers ou código do produto, o SKU não é um código universal, ou seja, cada negócio tem um próprio para sua mercadoria. 

Qual a importância do SKU no estoque? 

Dentre essas informações, a real importância do SKU no estoque é sua capacidade de facilitar a organização, comunicação e integração do comércio eletrônico com um grande volume de dados e produtos. Isso porque, uma vez que esse código agiliza processos comunicacionais, fica simples localizar um produto ao invés de descrevê-lo até encontrá-lo. 

Um ponto importante, é que esse gerenciamento permite analisar o custo de transporte, dando o suporte necessário para que cada item do inventário tenha precisão e atenda aos objetivos financeiros do negócio.

Outro motivo relevante, que torna muito alta a importância do SKU no estoque, é que, quando bem feito, o gerenciamento permite otimizar níveis de sortimentos e compras, gerando um aumento de receita. Porém, se mal executado, a empresa, provavelmente, terá altos custos com correção de sortimento e menos capital disponível.

Para te ajudar ainda mais, confira o nosso conteúdo com 06 dicas para melhorar seu controle de estoque.

Como o SKU funciona na gestão de estoque de uma loja virtual 

O SKU facilita a integração do e-commerce, loja virtual e marketplace, evitando problemas de entrega e auxiliando na organização de sortimento, enquanto a venda é realizada livre de interferências. Ou seja, essa ferramenta é um aspecto fundamental para manter a logística da empresa sempre afinada. 

Com o avanço de softwares e plataformas, o funcionamento e integração do SKU na gestão de estoque não é tão difícil, pois os sistemas de administração de lojas online já possuem diversas ferramentas e alternativas para submeter o SKUs.

Então, para garantir a melhor performance do seu negócio, entenda a forma mais eficaz de utilizar o SKU no e-commerce: 

 

Loja Virtual: Cada produto terá uma identificação para controle e o SKU evitará problemas na gestão de estoque e pedidos, impedindo que itens errados sejam entregues. 

 

Marketplace: É válido ter SKUs cadastrados em todos os produtos, pois o Mercado Livre passou a usar e priorizar esse atributo, podendo até gerar mais destaque ao seu anúncio. 

 

Plataformas e sistemas de e-commerce: Através de sistemas inteligentes, é possível automatizar a operação, centralizando o SKU do produto e integrando de forma inteligente o estoque aos marketplaces e lojas virtuais

Como criar o nome do SKU 

Agora que você já conheça algumas informações sobre o SKU na gestão de estoque, confira abaixo uma seleção de dicas que vão facilitar o uso dessa ferramenta essencial. 

  • Nunca comece um SKU com o número zero;
  • Tente evitar o uso de caracteres especiais, como o “,”, “*”, “%”, “#”, entre outros; 
  • Se possível, não utilize letras que pareçam números, como, por exemplo O e I que se assemelham em muito com o 0 e 1;
  • Não crie um SKU longo; 
  • Não repita nome; 
  • Mantenha apenas as informações relevantes. 

 

O SKU é sim um dos pilares para o crescimento rentável do seu negócio e pode transformar a logística e dinâmica do seu dia a dia de trabalho. Quer saber mais sobre esse assunto? Clique aqui e conheça os principais métodos de gestão de estoque.

Tags: