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O que são metas SMART e como aplicá-las em sua empresa?

O que são metas SMART e como aplicá-las?  Ao decorrer da vida estamos acostumados a estabelecer metas nas mais diversas áreas. Seja no momento de comprar um carro, adquirir um imóvel para chamar de seu, realizar o sonho de viajar para o exterior ou até mesmo no mundo dos negócios. Mas o que pode parecer muito fácil para alguns, com certeza na prática é bem diferente.

 

O processo de pensar, elaborar e colocar em prática as estratégias necessárias para atingir as metas pré-estabelecidas, é algo que requer estudo, informações ferramentas e também metodologia. Para isso, você sabia que existem técnicas elaboradas de forma eficiente para facilitar que esses propósitos sejam cumpridos chamada de Metas Smart? Se ainda não, então leia a seguir.

 

O que são metas SMART?

 

Na objetividade da palavra, “SMART”, em português, significa inteligente. Logo, as metas SMART são ferramentas inteligentes elaboradas para alcançar determinado objetivo, seja ele em âmbito pessoal ou profissional. A técnica, que foi criada por George T.Doran em 1981, é algo que vem sendo adotada por muitas pessoas ao redor do mundo.

 

A ferramenta considera cinco atributos, sendo eles: Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Realistic (Realista ou Relevante) e Time (Tempo ou Prazo) formando o conceito de SMART. Ela funciona como uma espécie de checklist, na qual cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos para atingir o resultado.

 

Importância das metas SMART

 

Em qualquer âmbito da vida, definir objetivos é algo importante e essencial para que se possa direcionar os esforços em buscas de resultados melhores. Em uma empresa, um conjunto de metas bem definidas consegue orientar as pessoas dos melhores caminhos a serem seguidos e qual a forma mais eficiente de elaborar e trabalhar em uma campanha. 

 

Dessa forma, as chances de ter sucesso aumentam e a empresa pode colher bons resultados.

 

Como aplicar metas SMART em uma empresa

 

Traçar objetivos dentro de uma empresa requer uma estratégia muito bem elaborada, pois ela envolve dinheiro, lucros, equipes envolvidas e o tempo delas para que aquela meta possa ser alcançada. Por isso é tão importante que os responsáveis por estabelecer as metas, entendam o que verdadeiramente é uma meta e o que não é uma meta.

 

Confira de que forma as metas devem ser montadas para que cada propósito tenha sua elaboração dividida em partes!

 

Específica

 

Quando especificamos uma meta, não deixamos margem para dúvidas ao defini-la. Quanto mais específico e detalhado for o objetivo, mais ele será claro, contribuindo para que ninguém se perca no caminho ao tentar conquistá-lo.

 

Mensuráveis

 

É necessário determinar um indicador tangível e que tenha a possibilidade de mensuração. Este indicador contribuirá para que a meta seja atingida.

 

Atingíveis

 

É fundamental sonhar sempre com os pés no chão sem esquecer da realidade ao seu redor. Caso contrário, a chance de ocorrer uma frustração e de não alcançar o objetivo é grande. É fundamental manter sempre o bom senso.

 

Relevantes 

 

O motivo do porquê aquela meta está sendo traçada deve ser clara, para que não ocorra o risco de lidar com algo que não é relevante para a empresa ou porventura acabar deixando alguma prioridade de lado.

 

Temporais

 

É essencial que toda meta tenha um determinado tempo para que ela possa ser cumprida. Estabelecer uma meta sem prazo fará com que ela não seja levada com a seriedade que necessita e não será realizada de modo eficaz.

Utilizando as metas SMART, tornará possível traçar metas trazendo grandes benefícios, além de benefícios satisfatórios para a organização empresarial. Mas, mais essencial do que ter as metas bem estabelecidas, é saber como medir o desempenho da sua equipe de vendas. Ainda tem dúvida de como fazer isso? Leia aqui.

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