Marknet Itens
Otimizando o funil de vendas: 4 melhores estratégias que você deve utilizar!

marketing digital atua em um ótimo espaço para expandir seus negócios nos canais de Internet. Mas para poder conquistar leads e transformá-los em clientes é preciso criar um funil de vendas eficiente. Os usuários (visitantes dos sites e redes sociais) acabam conhecendo a empresa e sua marca, e aos poucos começam a interagir e aumentar as chances de se tornarem clientes. Isso acontece porque otimizando o funil de vendas você leva os leads a avançarem e também eventualmente desperta o desejo neles, levando-os à compra.

Quem busca melhores resultados, precisa aprender a aperfeiçoar o seu funil de vendas com essas quatro melhores estratégias abaixo.

Otimizando o funil de vendas: faça testes A/B

A primeira estratégia é através de testes A/B. Com eles é possível descobrir quais são as melhores ferramentas e o layout de site que agrada os usuários e gera mais conversão de leads.

Em outras palavras, o teste A/B é feito com opções de interface diferentes, onde é escolhido e adaptado àquele que possui maior aceitação dos usuários, identificando qual versão possui maior tráfego. Além do layout, o teste também apresenta quais CTAs são melhores para o seu público. E por falar neste artifício…

Elabore bons CTAs

Calls to action, ou chamadas para ação, são instrumentos para gerar leads, ou seja, fazer com que o usuário realize alguma ação dentro de sua página: comentar, curtir, assinar newsletter ou qualquer outra ideia que você lhe apresente.

Quando bem elaboradas, são capazes de gerar uma lista de e-mails de possíveis clientes para os seus negócios, o que possibilita inúmeras oportunidades de crescimento para sua empresa. Existem outras formas de aplicar boas chamadas, como, por exemplo, o uso de plug-ins para abrir mensagens pop-ups.

Um pop-up pode ser uma janela que abre, por exemplo, assim que o usuário leva o mouse para fechar a página, oferecendo uma vantagem como um desconto ou apenas convidando o usuário a assinar a newsletter. Isso também ajuda a conquistar mais leads.

Alimente os leads com conteúdo qualificado

Não basta ter um bom conjunto de CTAs e uma ótima lista de leads; é preciso ter estratégias para nutrir esses leads com um bom conteúdo, capaz de fazer com que eles avancem o funil de vendas e tornem-se clientes.

Para isso é preciso investir em soluções como e-mail marketing ou em um blog com um bom conteúdo informativo, fazendo com que seus contatos primeiramente entendam do assunto, para posteriormente despertar neles o desejo de compra.

Há formas de melhorar a configuração dos e-mails enviados, aperfeiçoando a segmentação e automação. Isso ajuda a aumentar as chances de conversão de leads e cliques nas mensagens recebidas.

Qualifique seus leads

Outra estratégia para otimizar o seu funil de vendas e que você deve usar é a qualificação de leads. Muitas empresas acabam cometendo o terrível erro de tentar vender os produtos para leads não qualificados, o que aumenta o tempo da venda e pode até mesmo prejudicar outras vendas.

Separando seus leads em qualificados e não qualificados, sua empresa será capaz de agir dessa maneira: fazer com que os leads qualificados avancem no funil para concluir as vendas, e continuar nutrindo os leads não qualificados para que eles avancem posteriormente.

Isso aperfeiçoa tanto seus esforços em vendas como seus investimentos.

Gostou dessas dicas de otimização do funil de vendas? Então, assine a nossa newsletter e veja dicas incríveis para fazer sua empresa crescer no mercado e aumentar seus lucros!

Leia Mais
Newsletter
Informe seu e-mail e fique sempre por dentro das novidades da Marknet
Qual tipo de conteúdo deseja receber?