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Passo a passo de como implementar a gamificação em sua empresa

Veja 4 passos de como implementar a gamificação em sua empresa e aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores!

A gamificação é uma poderosa maneira de aumentar o engajamento dos colaboradores e facilitar o aprendizado.Essa é uma metodologia que usa as mecânicas as características dos jogos justamente para motivar comportamentos e criar situações que incentivem o aprendizado. Dessa forma, o conteúdo é transmitido dinamicamente e é possível tornar conceitos complexos em materiais mais acessíveis.

Quer entender melhor como implementar a gamificação em sua empresa e elevar os resultados? Então, siga com a leitura deste artigo!

 

Gamificação é para todos

Antes de tudo, é importante dizer que a gamificação não é algo restrito a multinacionais ou empresas de grande porte. Negócios menores podem (e devem) usar a metodologia para engajar os colaboradores e melhorar os resultados.

Para que ela seja efetiva, no entanto, precisa partir de planejamento e objetivos claros. Portanto, se você deseja implementar a gamificação em sua empresa, não deixe de seguir os seguintes passos:

 

  1. Faça um diagnóstico do problema

O primeiro passo para implementar a gamificação de maneira eficiente é partir de um diagnóstico do público interno. Entenda qual a principal necessidade ou dificuldade da empresa para, então, traçar um objetivo claro para o projeto. 

Você pode identificar o problema por meio de entrevistas com os colaboradores ou a partir de uma análise das maiores despesas ou deficiências do negócio.

 

  1. Defina o propósito do jogo

Com o diagnóstico feito, o jogo que você vai criar precisa cumprir com algum objetivo. Caso contrário, ele não terá nenhum propósito e, com certeza, não vai gerar nada de diferente para a empresa.

Se questione qual o objetivo que deve ser cumprido com a gamificação: treinar os colaboradores, alavancar vendas, aumentar a interação entre as equipes, entre outros.

Aqui, ainda é importante criar metas mensuráveis para analisar posteriormente se a atividade realmente trouxe o resultado esperado para a empresa.

 

  1. Tenha regras claras e seja criativo

Agora, é chegado o momento de desenvolver a mecânica do jogo, portanto, é fundamental que as regras sejam muito claras e todos compreendam o que deve ser feito e quais serão as premiações.

 

Entenda como a gamificação pode aumentar suas vendas!

 

Apesar de a gamificação ser uma metodologia, você pode adaptá-la à realidade da empresa e aos interesses dos colaboradores. Portanto, use recursos como nomes divertidos de equipe, sistemas de pontuação personalizados e prêmios que brilhem aos olhos de todos.

Uma grande dica aqui é estimular a cooperação entre as pessoas. Quando os indivíduos precisam trabalhar em conjunto e se incentivar, a competição se torna mais saudável, interessante e você ainda aumenta a integração entre todos.

 

  1. Mensure os resultados

Por fim, uma vez que o jogo for concluído, não deve de avaliar os resultados obtidos. Caso contrário, você nunca saberá se todo o esforço valeu a pena.

Além de mensurar se as metas foram ou não atingidas, peça o feedback dos colaboradores para entender se eles gostaram da dinâmica se se houve algum aprendizado adquirido. Lembre-se de que a atividade precisa ser prazerosa e fazer sentido para as pessoas, caso contrário, a gamificação poderá ter o efeito contrário do que você imaginou.

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