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Por que investir no pós-venda é tão importante?

Apostar em um bom pós-venda pode gerar enormes benefícios para a sua empresa, entre eles, o aumento da lucratividade!

O pós-venda é todo atendimento prestado o cliente após a compra. Portanto, ele é parte fundamental do relacionamento com o cliente e dos níveis de satisfação obtidos com a marca.

 

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Fidelizar clientes com pós-vendas é uma das mais importantes frentes nas quais a sua loja pode investir. Afinal, clientes satisfeitos compram mais e com maior recorrência, além de serem mais engajados.

Quer entender melhor a importância do pós-venda e como ele pode levar o faturamento da sua loja para outro patamar? Então, siga com a leitura!

 

Benefícios do pós-vendas

O pós-vendas é tão poderoso para um e-commerce que aumentar em 5% a retenção de clientes pode elevar os lucros de 25% a 75%, de acordo com pesquisas de Fred Reichheld. E, em um mercado cada vez mais acirrado, apenas vender não é mais suficiente. É preciso criar conexões com os clientes e surpreendê-los!

Além disso, os benefícios dos pós-vendas vão além da fidelização de clientes. É possível conquistar outras vantagens, como:

 

  1. Fortalecimento de marca

A reputação de uma marca é um dos ativos mais valiosos que ela pode ter. E ela depende diretamente da imagem que os clientes possuem dela.

Uma imagem positiva, no entanto, vai além de construir uma marca que converse com o público e que esteja presente nas redes sociais. Afinal, criar conexões parte da valorização e do reconhecimento das dores dos clientes.

Portanto, oferecer um ótimo pós-vendas é equivalente a percorrer boa parte do caminho no fortalecimento de marca.

 

  1. Ganho de diferencial competitivo

Atualmente, oferecer produtos e serviços de alta qualidade já é algo básico esperado pelo consumidor. Dessa forma, surpreender e conquistar uma posição de destaque no mercado demanda ir além.

Ao mesmo tempo, ainda são poucas as lojas virtuais brasileiras que realmente investem no pós-vendas e no atendimento ao cliente. Com isso, é comum nos depararmos com equipes pouco preparadas, que não conseguem resolver os problemas dos clientes ou que não possuem agilidade.

 

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Que tal fazer diferente no seu negócio e realmente priorizar o pós-vendas? Pode ter certeza que isso fará com que o cliente se surpreenda e, da próxima vez, prefira comprar de você do que do concorrente.

 

  1. Intensificação do marketing

Com certeza, você confia muito mais na opinião de algum conhecido seu do que na de uma marca, certo? Afinal, todas as pessoas têm o poder de influenciar outras pessoas.

Quando um cliente tem uma experiência positiva com uma loja ele a indica para conhecidos. Dessa forma, você cria uma poderosa rede de “divulgadores” da sua marca que impacta diretamente nas vendas da loja.

 

  1. Aumento de lucratividade

Por fim, como é possível deduzir a partir dos benefícios do pós-vendas listados acima, a atividade permite ampliar o lucro do negócio. Afinal, cliente fieis e engajados compram mais e com uma frequência menor.

Em outras palavras, fidelizar um cliente vai acabar custando muito mais barato para o seu e-commerce do que precisar ficar constantemente atrás de novos compradores.

 

Como implementar um pós-vendas eficiente

Apesar de muitas empresas não o fazerem, implementar um pós-vendas de excelência pode partir de algumas atitudes simples, como:

  • Sempre cumprir com o que foi prometido ao cliente;
  • Buscar em primeiro lugar a solução dos problemas;
  • Tentar se antecipar ao máximo;
  • Capacitar a equipe e garantir que todos pratiquem os valores da empresa;
  • Oferecer o melhor ao cliente;
  • Ouvir os feedbacks e aprender com eles;
  • Se interessar pelo cliente.

 

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