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Previsão de demanda: como fazer e qual a sua importância no controle e gestão de estoque?

Entenda como a previsão de demanda impacta em uma boa gestão de estoque e saiba como aplica-la no seu negócio!

A importância da previsão de demanda na gestão do estoque é muito grande. Afinal, conseguir fazer uma previsão de quantos itens você irá vender em um período colabora diretamente para que você não tenha desperdícios no estoque. E, com isso, consiga melhorar a lucratividade no negócio.

Além disso, a previsão de demanda é fundamental para orientar as decisões de Marketing, compras e, até mesmo, RH.

Quer entender melhor como realizar a atividade e, com isso, aprimorar o seu controle de estoque? Então, siga com a leitura deste artigo!

 

O que é previsão de demanda e sua importância

A previsão de demanda consiste em fazer uma análise para projetar qual será a demanda futura de produtos ou vendas. Para tanto, ela se baseia em dados e eventos do passado, assim como projeções de mercado ou sazonalidade do setor.

Com base nesses indicadores, é possível identificar padrões de consumo e, assim, prever qual será o volume de transações ou a demanda por determinado item em sua loja virtual.

 

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Quando realizada de forma correta, a previsão de demanda ajuda o negócio a ser mais eficiente e atender às demandas dos clientes no momento correto. Ainda, é possível reduzir custos e prazos de entrega, justamente porque o negócio se preparou antecipadamente.

Dessa forma, negligenciar a previsão de demanda impacta diretamente na gestão de estoque. Afinal, comprar as mercadorias sem uma base analítica, fará com que você tenha desperdícios ou falta de itens.

A previsão de demanda ainda ajuda a manter um bom fluxo de caixa, afinal, você terá mais tempo e segurança para pagar fornecedores e comparar orçamentos.

Por fim, a atividade ainda orienta a alocação de investimentos, seja para contratar novas pessoas ou comprar novos itens. Permitindo que toda a operação da sua loja tenha mais aproveitamento e seja mais produtiva.

 

Como fazer a previsão de demanda

  1. Defina um período

A previsão de demanda deve acontecer em um período pré-determinado, podendo ser no próximo ano ou no próximo trimestre, por exemplo.

Independentemente do período escolhido, é importante que você considere o histórico de vendas da sua loja e os eventos externos. Aqui, podemos citar as datas importantes para o varejo, como a Black Friday, e a eventual aprovação de leis ou situação econômica do país. Afinal, todos esses fatores interferem diretamente nas vendas da sua loja.

 

  1. Defina métricas de análise

Toda previsão deve partir de alguns fatores para que ela possa ser calculadas. Você pode usar métricas como unidades vendidas, receita da loja ou combinar as duas e envolver outros indicadores.

Ainda é importante considerar outros aspectos das vendas do seu negócio, como as vendas a prazo. Lembre-se de que essas entradas no caixa acontecerão de forma espaçada, por isso, é importante considerar a variação na previsão da demanda.

 

  1. Escolha uma metodologia

Existem três maneiras de fazer a previsão de demanda:

Previsão passiva: ideal para empresas pequenas ou que atuem com nichos de mercado. São feitas extrapolações simples baseadas nos dados de vendas dos períodos anteriores e com pequenos ajustes de inflação e de mercado.

Previsão ativa: considera os planos de Marketing para o período, além de promoções e descontos que devem impulsionar as vendas.

Previsão qualitativa: é usada quando o negócio não tem histórico ou números disponíveis. Para prever a demanda, são realizadas pesquisas de opinião e comparação com concorrentes.