Marknet Itens
Quais as automações essenciais de uma loja virtual?

As novas tecnologias exigem que marcas, até mesmo consolidadas, passem a investir no meio digital, em especial no e-commerce. É nesse cenário que a automação de loja virtual aparece como um importante aliado para melhorar os resultados traçados.

Saber aproveitar os métodos de automação em uma loja virtual é algo cada vez mais essencial, afinal, você reduz seus custos e ainda alcança um número maior de clientes.

O que é automação?

Antes de iniciarmos listando quais as automações essenciais de uma loja virtual, precisamos primeira saber o que vem a ser uma automação. Resumindo, automação é qualquer sistema capaz de comandar e mensurar processos por meio de técnicas computadorizadas.

Existem vários tipos de automação para loja virtual, mas nesse caso, ela está diretamente ligada à agilização de tarefas repetitivas com a menor interferência humana.

Porque a automação é importante no e-commerce?

Quando explorados corretamente, os benefícios da automatização dos processos de uma loja virtual podem gerar importantes vantagens competitivas para o e-commerce. Dentre elas estão:

  1. Diminuição da burocracia
  2. Redução de custos
  3. Aumento da produtividade
  4. Integração entre processos
  5. Analise do processo de vendas
  6. Consolidação da marca

Conheça 05 automações essenciais de uma loja virtual?

Agora que você já sabe quais as vantagens de investir na automação de loja virtual, vamos saber quais são as 05 automações essenciais. Confira:

Atendimento ao cliente

É comum que em um comércio eletrônico as pessoas queiram sanar algumas dúvidas sobre determinados produtos/serviços. Por isso o atendimento ao cliente deve ser mais escalável possível! Logo ter um serviço de chat automatizado na loja virtual pode reduzir a taxa de rejeição e otimizar sua conversão.

Conheça os benefícios da inteligencia artificial no atendimento ao cliente

Muitos profissionais de marketing ficam um pouco receosos quanto a migrar o atendimento de um e-commerce para um processo robotizado, porém é inegável que em alguns setores como o e-commerce, a automatização no atendimento pode gerar uma economia expressiva, sem perder a qualidade no processo de atendimento.

Automação de marketing

É muito comum os e-commerces darem soluções de vendas a curto prazo, como por exemplo links patrocinados. Porém em um meio tão competitivo é necessário pensar também em estratégias de médio e longo prazo que melhorem o fluxo de vendas. E é nesse processo que entra a automação de marketing!

Com essa ferramenta é possível impactar positivamente os consumidores, por meio de soluções personalizada de acordo com cada estratégia. Como por exemplo, envios de newsletter e e-mails com abordagens mais personalizadas, de acordo com o interesse do cliente.

A partir desse ponto você já consegue criar um relacionamento com o cliente podendo gerar uma fidelização.

Configuração dos preços

Através de ferramentas de automatização que é possível configurar previamente os preços de produtos de acordo com o comportamento do mercado. Mantendo dessa forma uma precificação competitiva sem a necessidade de um administrador ter que passar horas pesquisando como anda a concorrência.

Sem contar que com a automatização os empresários evitam erros comuns e conseguem margens maiores.

Controle de estoque

Um erro grave e muito comum nas lojas virtuais é vender um produto que já não está mais disponível no estoque.  Para evitar erros graves como esse uma loja precisa ter um controle de estoque bem rígido e que não permita erros.

Conheça os principais métodos de gestão de estoque

Automatizando o estoque as empresas garantem que as entradas e saídas dos produtos sejam feitas em tempo real no sistema. Além, é claro, do sistema identificar rapidamente quais produtos estão com estoque baixo, mandando um alerta para todo o departamento de compra.

Pedidos e entregas

Como muitas lojas trabalham com diferentes transportadoras e cada uma dessas empresas costumam ter ferramentas de rastreamento distintas, a melhor forma de lidar com isso é investindo em um sistema que dialogue com essas inúmeras ferramentas.

Quando investido na automatização, é possível que o cliente rastreie o andamento do pedido a qualquer momento e lugar, além é claro da empresa conseguir mapear problemas relacionados a ultimas entregas.

O que achou desse artigo? Comente aqui em baixo

Tags: