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Qual a diferença entre CRM e ERP?

Você sabe qual a diferença entre CRM e ERP? Será que ambos cumprem com a mesma função? Leia esse artigo e entenda melhor as diferenças entre os sistemas, bem como a importância de cada um deles para o crescimento do seu negócio!

CRM e ERP são duas siglas bastante constantes quando o assunto é gestão de empresas e clientes. Por isso, a confusão entre os seus significados, benefícios e funcionalidades é bastante comum.

Será que você realmente sabe qual a diferença entre CRM e ERP? Leia esse texto e entenda melhor a aplicação desses dois sistemas para melhorar a gestão e o atendimento aos clientes!

O que é um sistema CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management. Esse é um sistema que tem como objetivo facilitar a gestão e o relacionamento com os clientes e prospects.

O CRM permite organizar em um só lugar informações sobre os clientes, como nome, meios de contato e históricos de interações.

Dessa forma, é possível que diferentes pessoas da equipe acessem esses dados e deem continuidade ao atendimento.

Muitos sistemas CRM também facilitam o suporte ao cliente e a gestão de campanhas de marketing e de vendas. Com isso, todo o processo pode ser integrado, garantindo uma visão estratégica aos gestores da área.

Qual a importância do CRM para a sua empresa?

Depender da memória, de e-mails ou de planilhas para acompanhar os contatos com os clientes é cada vez mais inviável. Afinal, esse método abre muita margem para erros e prejudica a qualidade de interações com os clientes.

O CRM é fundamental para tornar essa gestão muito mais eficaz e ágil. Assim, é possível entender melhor o perfil e as necessidades dos clientes, bem como oferecer experiências de excelência.

Outra grande vantagem de um sistema CRM está na possibilidade de planejar estratégias de alto retorno de marketing e vendas. Como todas as informações imputadas no sistema podem se transformar em dados, é possível acompanhar e analisar a efetividade de cada ação.

Com isso, o negócio ganha alta competitividade e foca em um dos atributos que mais fazem a diferença para vender nos dias de hoje: o bom atendimento aos clientes.

O que é um sistema ERP

O ERP ou Enterprise Resource Planning é um sistema focado na gestão das áreas e atividades do negócio. Dessa forma, suas funcionalidades permitem integrar todos os departamentos da empresa! Garantindo assim o fluxo de informações e um funcionamento eficaz.

O sistema ERP ainda possibilita automatizar e organizar processos essenciais para as atividades da empresa. E, assim como o CRM, disponibiliza dados e indicadores que apontam os gargalos que precisam ser corrigidos.

Para ficar mais claro, imagine que o ERP consegue demandar os pedidos do seu e-commerce para o estoque e, ao mesmo tempo, para o financeiro. Tudo de forma automática e em tempo real.

Assim, não há o risco de vocês venderem um produto que não possui estoque ou de a nota fiscal sair de maneira incorreta da empresa.

Qual a importância do ERP para a sua empresa?

O ERP permite integrar todas as áreas da empresa. Com isso, a cadeia produtiva passa a atuar em sinergia e, consequentemente, de forma muito mais produtiva e consistente.

Ao informatizar todos os dados e atividades da sua empresa também é possível um controle muito maior das atividades.

Além disso, o ERP também gera relatórios para os gestores, facilitando a tomada de decisões e permitindo a implementação de melhorias.

Qual sistema escolher?

O ERP e o CRM são sistemas diferentes e, portanto, possuem funções distintas na empresa. Enquanto o ERP ajuda a melhorar a produtividade interna. O CRM olha “para fora” e ajuda a tornar as experiências dos clientes inesquecíveis.

Dessa forma, escolher apenas um dos dois pode fazer com que a sua empresa não atinja o potencial máximo. Por isso, o ideal é que os dois sistemas sejam implementados e, inclusive, conversem entre si e com o e-commerce da empresa.

Se você ainda está em dúvidas a respeito da importância dos dois sistemas, recomendamos a leitura de dois artigos para ajudá-lo nessa tarefa:

Parceria traz integração com o ERP Virtual AgeA importância do sistema CRM para a qualidade das suas vendas

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