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Representante | 6 dicas para te ajudar a fechar vendas em tempo de crise

Se você é um representante comercial, sabe que tem um cargo de responsabilidade e é considerado um importante aliado na empresa, afinal vende produtos para companhias e organizações em nome de um fabricante, atacadista ou distribuidor. Porém, diante da atual situação em que o mundo vive, como fechar vendas em tempo de crise

Se você está enfrentando dificuldades para construir um melhor relacionamento com os clientes e alcançar uma posição de destaque no mercado, listamos 6 dicas essenciais para te ajudar. Continue lendo e descubra as melhores práticas para ser ainda melhor como representante comercial

1 – Conheça tudo sobre o produto e empresa 

Parece óbvio, mas para se destacar como representante comercial precisamos destacar a importância em conhecer bem o produto que você está vendendo e também a empresa para qual presta serviço. 

 

 

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Primeiro, entender a história, princípios, missão, posicionamento, participação no mercado e tudo aquilo que será extremamente útil para mostrar que você realmente veste a camisa da empresa e acredita em tudo aquilo dará a você mais credibilidade ao longo da venda. 

Segundo, não há como ser um bom profissional comercial sem compreender as características, benefícios e aspectos daquilo que está à venda. Dominar esses quesitos trará mais confiança ao responder possíveis dúvidas e também poderá ser um fator crucial para que seu cliente efetue compra. 

2 – Conheça o seu cliente

Fechar vendas em tempo de crise não é uma tarefa fácil e você precisa saber muito bem o que seu cliente está buscando. 

Para oferecer seu serviço comercial da melhor maneira é fundamental que você saiba dos prospectos e clientes diante a crise e também quais as dores que você, como representante, pode sanar. Em seguida, crie proponha uma estratégia de vendas e esteja pronto para efetuar uma atuação assertiva. 

3 – Invista em sua comunicação 

Se comunicar bem deve ser uma das principais características de um representante comercial, afinal é a partir dela que se explica sobre o produto ou serviço e também cria a ligação com o cliente. 

Em tempo de crise, a mensagem sobre a empresa e o item em questão deve transmitir credibilidade e ser passada da maneira ainda mais clara. Por isso, se você ainda enfrenta alguns desafios na comunicação, agora é o momento ideal para se desenvolver e tornar essa característica a sua maior aliada na hora de fechar negócio. 

4 – Use a tecnologia a seu favor 

Durante a pandemia mundial da Covid-19 você se questionou sobre como fechar vendas sem ir até o cliente? Esse pode ter sido o seu maior dilema no começo, até que a tecnologia veio apareceu como uma solução. Utilizar plataformas como Zoom e Skype, entre outros, tornaram as reuniões mais viáveis e assim contratos continuaram sendo assinados. 

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Mas você já pensou em utilizar softwares de gestão para melhorar sua produtividade e organização no trabalho? Desta forma, as informações importantes sobre o produto, cliente, mercado, entrega, estoque, orçamentos e demais assuntos ficam centralizados em um só lugar. Outro benefício é a possibilidade de gerar relatórios de maneira automática e obter análises detalhadas. 

Tudo isso, além de te integrar no meio digital, te auxilia a preparar estratégias e tomar melhores decisões. Então, utilize a tecnologia a seu favor e continue mantenha as vendas em tempo de crise

5 – Estabeleça metas e organize-se 

Para ter sucesso, entre vários fatores, é necessário definir metas e se manter organizado. Para representantes isso não é diferente. 

Estabelecer metas é um quesito fundamental para analisar e melhorar diversos quesitos. Entre eles estão itens importantes como:  

  • Custo de venda; 
  • Vendas por oportunidade; 
  • Total de receita;
  • Leads;
  • Ticket médio;
  • Taxa de cancelamento. 

Para conquistar maior otimização de tempo e trabalhar de forma mais estruturada, é essencial ser um profissional organizado. Por isso, fazer um cronograma do dia ou semana, manter a atenção aos horários e obter fácil acesso aos documentos e dados necessários vão te ajudar na execução das tarefas e pode evitar imprevistos. 

6 – Atente-se ao pós-vendas em tempo de crise 

Nesse período delicado, seu atendimento no pós-venda pode ser um grande diferencial para fidelizar um cliente e construir uma relação duradoura. Mostre que você ainda está aberto para saber a opinião e sanar dúvidas do cliente em relação ao produto ou serviço. 

Uma vez que poucos oferecem esse suporte, estar preocupado com a satisfação dele irá destaca-lo como ótimo representante comercial

7 – Faça além do esperado 

Nada melhor do que receber algo além do prometido, não é? Por isso que, quando você entrega mais do que havia combinado, acaba encantando e fidelizando melhor seu cliente. 

Repare que no título deste post havíamos oferecido 6 dicas e estamos entregando 7. Pode parecer simples, mas tem grande potencial quando falamos de oferta, quer seja em dias comuns ou com vendas em tempo de crise.  

Então, insira essa estratégia em seu planejamento e transforme seu cliente no maior promovedor do seu serviço ou produto. Gostou das nossas dicas? É hora de coloca-las em prática! Seja persistente, paciente e não tenha medo de avançar em suas vendas em tempo de crise.

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