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Saiba como calcular o ROI do seu e-commerce

Entenda o que é o ROI e saiba como calculá-lo para aumentar a lucratividade e a competitividade do seu e-commerce.

 

Entender e saber como calcular o ROI do seu e-commerce é essencial para acompanhar a performance de forma clara. E, assim, direcionar as estratégias e investimentos para aquilo que realmente traz resultados.

O ROI é uma métrica essencialmente financeira. Por isso, ele ajuda a manter e/ou aumentar a lucratividade e a ganhar maior competitividade perante os concorrentes.

Quer entender melhor o que é ROI e como ele é calculado? Siga com a leitura e leve o seu e-commerce para outro patamar!

 

O que é ROI

ROI é a sigla para Return On Investment. Em tradução livre, retorno sobre o investimento. Assim, o ROI aponta qual foi o retorno obtido que cada ação realizada em um determinado período.

Quando trazemos isso para um e-commerce, o ROI tem o poder de revelar, por exemplo, qual o retorno em vendas ou faturamento que um investimento em campanhas no Facebook gerou para o seu negócio.

Dessa forma, o ROI permite avaliar quais as ações de marketing que trazem melhores resultados. Assim, você tem acesso a uma visão clara a respeito de quais investimentos são vantajosos e quais aqueles que devem ser descontinuados.

Como resultado, você otimiza as suas verbas de marketing e pode conquistar uma lucratividade muito maior sem precisar, necessariamente, aumentar os investimentos realizados.

 

Saiba como calcular o ROI do seu e-commerce

O cálculo do ROI é bastante simples. Para chegar ao número, basta subtrair o valor investido das receitas totais geradas no período. Depois, divida o resultado pelo valor investido e multiplique por 100.

 

Saiba como calcular o ROI do seu e-commerce

 

Assim, você terá um percentual. Por exemplo, 45% de ROI proveniente das campanhas do Facebook.

Apesar de estarmos falando aqui das ações de marketing, vale dizer que o ROI pode ser aplicado em outras áreas do seu e-commerce. Com isso, é possível ter uma visão global do resultado obtido a partir dos investimentos realizados.

 

O ROI aponta o caminho do sucesso

Apesar de ser um cálculo simples, acompanhar o ROI é uma medida extremamente importante para qualquer negócio.

Os grandes varejistas, por exemplo, analisam o ROI de toda e qualquer ação realizada. Sempre em períodos curtos e produto a produto.

Dessa forma, eles não investem dinheiro de forma aleatória. Com o entendimento do ROI, eles conseguem entender quais as estratégias com maior potencial de retorno.

 

 

Assim, conseguem crescer de maneira lucrativa e saudável. Ao mesmo tempo, eles têm a agilidade necessária para mudar imediatamente de planos quando os resultados não estão bons. E, novamente, evitar o desperdício de investimentos.

Outro ponto importante é que o ROI também ajuda a calcular e a selecionar os investimentos futuros mais adequados.

Com o monitoramento constante deste KPI, é possível fazer uma previsão do investimento que será necessário para vender uma quantidade de produto nos próximos períodos.

 

Por que você precisa acompanhar o ROI

Mesmo que o seu e-commerce esteja começando ou ainda seja pequeno, avaliar o ROI é determinante para atingir metas de faturamento.

Tenha em mente que possuir metas claras e KPIs adequados para o negócio é o que o ajudará a tomar as decisões mais eficazes.

Além disso, o ROI o ajuda a compreender a fundo os seus custos operacionais e a separar aquilo que é desperdício daquilo que realmente traz retorno para o seu e-commerce.

Por fim, não deixe de acompanhar também as principais métricas no e-commerce. Para saber quais são elas, leia este artigo.

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