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Saiba como otimizar o checkout do seu e-commerce

Conheça algumas dicas de como otimizar o checkout do seu e-commerce e, assim, diminuir a taxa de abandono de carrinho e vender mais!

 

O checkout de loja virtual nada mais é do que o encerramento de um processo. Ou seja, o momento de finalização de compra, em que o cliente gera o boleto ou efetua, de fato, o pagamento daquela compra.

Em um e-commerce, o checkout é um momento bastante delicado e de grande importância. Afinal, é comum que as taxas de abandono de carrinho sejam altas. E, portanto, a loja comece a perder uma somatória importante de vendas.

Para você ter uma ideia, um levantamento da Baymard Institute, revelou que o chekcout complicado ou longo é responsável por 26% das desistências de compra em um e-commerce. Já a necessidade de criar uma conta na loja representa 55% e os custos extras no final do pedido 34%.

Será que você não está perdendo vendas por não prestar atenção a este ponto tão importante?

Entenda, a seguir, como otimizar seu checkout e vender mais!

1 – Evite o excesso de cadastros

Como apontado pela pesquisa, os consumidores não gostam de preencher cadastros longos em lojas virtuais. Afinal, estamos falando do meio online, onde a facilidade e agilidade devem prevalecer.

A parte boa é que, com a tecnologia, é possível integrar o cadastro com as redes sociais. Assim, o cliente consegue fazer o login com o seu Facebook, por exemplo, e só precisa preencher dados complementares.

Tente pedir para o cliente apenas as informações necessárias para que ele realize a compra. Normalmente, dados pessoais e de envio já são suficientes.

Se, ainda assim, outras informações forem necessárias, tente tornar o preenchimento do formulário o mais fácil e rápido possível.

Tenha em mente que essa etapa não deve ser burocrática, afinal, ela é essencial para que o cliente não desista do checkout. Por isso, garanta uma boa experiência, especialmente na versão mobile do seu e-commerce.

 

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2 – Mostre os valores de forma clara

Muitas vezes, os clientes abandonam o carrinho de compra porque não estava claro o valor final que eles iriam pagar. Assim, quando vão finalizar o pagamento, notam que o preço está muito acima do que tinham imaginado.

Apresente o valor do frete antes mesmo de o cliente chegar ao checkout. Se possível, tente tornar o preço final competitivo ou, então, embutir o frete já no preço total.

Como estamos falando da internet, é muito fácil para o cliente comparar os preços e condições de entrega. Por isso, se você não prestar atenção a este ponto, pode ter certeza que começará a perder vendas.

Aqui, ainda é importante oferecer formas de pagamento variadas. Além do cartão de crédito, é importante considerar o pagamento com boletos ou transferência bancária.

3 – Deixe claro que o ambiente é seguro

Quando o cliente vai para a etapa de checkout, ele quer ter a certeza de que colocará seus dados em um ambiente seguro.

Para tanto, é fundamental deixar claro que a sua loja possui certificações de segurança e conexão segura SSL.

O layout e a experiência de navegação no checkout também podem transmitir uma sensação de falta de profissionalismo para o seu consumidor.

Por isso, é fundamental acompanhar e a analisar a navegação também no checkout. Assim, será possível testar elementos e cores para que o cliente compreenda que está seguro em finalizar a compra com vocês.

4 – Use uma plataforma responsiva

Provavelmente, a maioria dos acessos a sua loja virtual se dá pelos dispositivos móveis. Afinal, essa é uma tendência do momento em que estamos vivendo.

Neste sentido, é vital contar com um e-commerce pensado também na experiência de navegação no celular. Especialmente no momento do checkout.

É preciso garantir que as informações estejam claras no celular e que o cadastro seja fácil de preencher. Especialmente este segundo ponto, que costuma ser de grande dificuldade em compras pelo celular.

 

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Por fim, mesmo resolvendo todos os pontos que apontamos acima, não deixe de acompanhar os resultados e aprimorar constantemente a experiência de compra.

E, para melhorar ainda mais a conversão do seu e-commerce, não deixe de ler também estas dicas:

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