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Saiba tudo sobre os KPIs de logística no e-commerce

Conheça os 5 principais KPIs de logística no e-commerce e aprenda a mensurá-los para melhorar a competitividade do negócio!

 

Entender quais os principais KPIs de logística e acompanha-los constantemente é vital para a competitividade de um e-commerce. Afinal, a eficiência no processo de distribuição dos produtos é importante para fidelizar clientes e garantir entregas com agilidade e qualidade.

No entanto, a logística é uma atividade bastante desafiadora. Por isso, não é incomum que surjam desafios constantemente para que ela se mantenha de forma adequada.

Será que o seu negócio não tem nada a melhorar neste âmbito? Siga com a leitura e entenda como mensurar KPI’s de logística!

 

O que é KPI de logística

 

KPI é a sigla para o termo em inglês “Key Performance Indicator”. Em tradução livre, significa indicador chave de performance.

Em outras palavras, o KPI é uma ferramenta para que a gestão consiga avaliar o desempenho de um processo, podendo ele ser desde o atendimento aos clientes até o faturamento e a eficiência da logística.

O grande objetivo do KPI de logística é que o gestor consiga acompanhar os processos de forma objetivas. Uma vez que ele indica valores claros e fáceis de analisar.

Além disso, ao acompanhar KPIs, é possível ter dados precisos e em tempo real sobre o negócio e a atividade. Facilitando, assim, a tomada de decisão.

 

Principais KPIs de logística no e-commerce

1 – Pedidos perfeitos

 

Como o nome já sugere, este indicador aponta quantos pedidos foram entregues sem nenhum obstáculo. Ou seja, o número de entregas que chegaram dentro do prazo, em boas condições e sem divergências.

Este KPI pode ser acompanhado por meio de uma meta percentual em relação aos pedidos totais entregues no período.

 

2 – Entregas com avarias ou não conformidades

 

As entregas com avarias são aquelas que chegam para o cliente com algum problema causado pelo transporte, como quebras, riscos ou amassados. Já a entrega com não conformidade acontece quando o que o cliente comprou é diferente daquilo que chegou em sua casa.

Ambas as KPIs são fundamentais para a logística. Afinal, quando as compras não são entregues conforme o esperado, a reputação do e-commerce é comprometida.

 

3 – Ciclo de entrega

 

Este KPI representa o tempo entre a compra do produto pelo cliente e o dia em que ele a recebe em sua casa. Em um cenário cada vez mais competitivo no e-commerce, quanto menor este período for, maiores as chances de os clientes ficarem satisfeitos.

 

4 – Acuracidade de inventário

 

Este costuma ser um dos grandes problemas logísticos das empresas. Ele ocorre quando o cliente compra um produto e só depois a empresa percebe que ele não está disponível em estoque.

É por isso que manter o inventário sempre atualizado é um dos grandes pilares para manter a competitividade logística. Afinal, não há nada mais frustrante para um cliente do que comprar algo que não existe.

 

5 – Custos operacionais

 

Por fim, este é o KPI de logística no e-commerce que ajuda a comprar os custos de operação com o departamento.

Quanto mais de perto este indicador for analisado, mais fácil será de tomar decisões que melhorem a logística e a satisfação dos clientes.

Como avaliar KPIs de logística

 

Cada empresa deve elencar as KPIs mais importantes e um processo e frequência de mensuração. Ainda assim, uma boa avaliação dos indicadores deve contemplar quatro importantes etapas:

 

  • Entender o que será medido;
  • Estabelecer os KPIs mais adequados;
  • Acompanhar os números mensurados;
  • Analisar os dados.

 

Dessa forma, é possível manter o foco nos indicadores que realmente fazem sentido para as atividades logísticas. E, com a análise frequente, identificar gargalos e fazer correções de forma rápida e eficaz.

Quer entender mais sobre como otimizar a performance do seu negócio? Conheça os 08 principais KPI’s no e-commerce

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